segunda-feira, 25 de maio de 2015

A DERROCADA MORAL DO BRASIL

ANTES DE QUALQUER COISA, DEVO ENCETAR ESTA MISSIVA COM O CURIAL ESCLARECIMENTO DE QUE NEM ESTE TEXTO, NEM O SEU AUTOR, SOFREM DE QUALQUER RAMO NOSTÁLGICO DOS TEMPOS DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA, E, TAMPOUCO DESEJAMOS A VOLTA DO SOTURNO EXPEDIENTE. TAMBÉM NÃO OCORRE AQUI UM DEVANEIO ANTIPATRIÓTICO, OU SANDICES DE QUALQUER OUTRA ANÁLOGA NATUREZA. ACONTECE QUE NO BRASIL HODIERNO ESTA RESSALVA SE FAZ EXTREMAMENTE NECESSÁRIA, POIS TODA E QUALQUER PRODUÇÃO TEXTUAL QUE DIVIRJA AO CONTEÚDO DA CONTENDA E DO EXPEDIENTE VIGENTE, É SUMARIAMENTE INTERPRETADO SEM A MENOR CHANCE DE DEFESA, COMO ANTIDEMOCRÁTICO, GOLPISTA, E COM RESPECTIVAS INTENÇÕES ANTIPATRIÓTICAS - AS MAIS LÔBREGAS DAS FALÁCIAS.

NOTA PONTUADA. ENCAREMOS OS FATOS:
O BRASIL HÁ TEMPOS VIVE UM EXPEDIENTE PUTREFATO, MACAMBÚZIO, FÚNEBRE E INSÍPIDO.
O CIDADÃO FORTEMENTE ESTABELECIDO NA MORALIDADE, NO TRABALHO, NA FAMÍLIA E NA CIDADANIA, QUE POR QUAISQUER VIAS ESTUDOU E SE INSTRUIU, PERCEBE O QUÃO DIFÍCIL É VIVER DE MANEIRA COESA E CORRETA. HÁ PESSOAS O TEMPO TODO FURANDO FILAS, ATIRANDO LIXO EM VIAS PÚBLICAS, ESTACIONANDO SEUS CARROS EM VAGAS PREFERENCIAIS, OCUPANDO VAGAS PREFERENCIAIS NO TRANSPORTE PÚBLICO, EXTORQUINDO, CORROMPENDO, ROUBANDO, E TODA A SORTE DE DELITOS E INFÂMIAS CÍVICAS E MORAIS. E AINDA NÃO ESTOU ME REFERINDO À CLASSE POLÍTICA.
PORÉM, AO CONTRÁRIO DO QUE SE PODE IMAGINAR E DESEJAR, ESTAS ATITUDES ACABAM SENDO RECOMPENSADAS. SIM, RECOMPENSADAS! OS MALDITOS, INFAMES, IMPENITENTES E RÉPROBOS INDIVÍDUOS QUE IMPIEDOSAMENTE AGEM EM DESACORDO COM A BASE MORAL DA FILOSOFIA CLÁSSICA EM ATOS SUPRACITADOS, ACABAM EXTRAINDO VERDADEIRA VANTAGEM DE SUAS ATROZES AÇÕES, SEM QUALQUER IMPEDIMENTO, CENSURA, JULGAMENTO OU PUNIÇÃO. AOS OLHOS DO CIDADÃO QUE IMPELIDO POR SUA FIBRA MORAL DE COMETER ESTES MESMOS ATOS, A IMPUNIDADE VAI MINUTO A MINUTO, CORROMPENDO-O, CORROENDO-O, DESTRUINDO-O E ATERRORIZANDO-O.
DE FATO, NÃO É FÁCIL SER CORRETO NO BRASIL.

A MORTE MORAL DO BRASIL COMEÇOU HÁ MUITO TEMPO, E HOJE, JÁ RESPIRANDO POR APARELHOS, AINDA SÃO POUCOS QUE DEPREENDEM OU SEQUER INFEREM O ATRO PANORAMA.

HÁ POUQUÍSSIMAS OU QUASE NENHUMA SITUAÇÃO MAIS FRUSTRANTE DO QUE VER A MERITOCRACIA, O TRABALHO, O ESTUDO, O COMPROMETIMENTO E A DEDICAÇÃO SEREM TÃO MASSACRADOS A PONTO DE SE TORNAREM SINÔNIMOS DE DESNECESSIDADE SÓCIO-OPERACIONAL, E INFELIZMENTE, ISSO NÃO OCORRE SOMENTE NA ÁREA PÚBLICA OU POLÍTICA. ESTE MODUS FACIENDI A CADA DIA SE TORNA PARTE INTEGRANTE DA VIDA NO BRASIL.
EXISTE UM VELHO DITADO LATINO QUE DIZ: ᴜʙɪ ᴠɪʀᴛᴜᴛɪ ѕᴜᴜѕ ʜᴏɴᴏѕ ᴅᴇᴇѕᴛ, ɪᴍᴩʀᴏʙɪᴛᴀѕ ʟɪᴄᴇɴᴛɪᴜѕ ɢʀᴀѕѕᴀᴛᴜʀ. (QUANDO A VIRTUDE NÃO MERECE RECOMPENSA, A IMPROBIDADE AVANÇA COM MAIS ATREVIMENTO) – E COMO AVANÇA.
É IMPERATIVO DESTRUIR ESTE PARADIGMA!

A FALTA DE EDUCAÇÃO, MUITAS VEZES NÃO SE DÁ PELA AUSÊNCIA DO CARÁTER ACADÊMICO DESTA PALAVRA, E SIM, PELA ACÍDIA, PELA INDIFERENÇA, PELA NEGLIGÊNCIA E PRINCIPALMENTE, PELA INÉRCIA.
CONFORME A FALTA DE EDUCAÇÃO (ACADÊMICA OU NÃO), A FALTA DE TALENTO, A FALTA DE ESTUDO, A BANALIZAÇÃO DO DESPAUTÉRIO, E ATOS DE ESTUPIDEZ, AGRESTIA, SEVÍCIAS E INCIVILIDADES PASSARAM A SER CULTUADOS E RECOMPENSADOS, O EXÉRCITO DE BESTIAIS A SERVIÇO DAS BANALIDADES PSEUDOCULTURAIS FOI ENCORPANDO, DE MANEIRA QUE SEU CONTINGENTE HOJE ASSUME ASSOMBROSOS NÚMEROS.

O ÁPICE DA PSEUDOINTELECTUAL VANGUARDA E MILITÂNCIA DESTE EXÉRCITO DE CADAVÉRICOS LOBOTOMIZADOS, SE RESPALDA EM LÍDERES NÉSCIOS, ESCRITORES E JORNALISTAS ANALFABETOS FUNCIONAIS, CIENTISTAS POLÍTICOS ENVIESADOS E PARTIDÁRIOS, E DEMAIS PSEDOINTELECTUAIS EGOCÊNTRICOS DE PLANTÃO. NÃO É DE SE ESPANTAR A FALTA DE CONHECIMENTO, DE PREPARO, A ANACROASIA, A PREPOTÊNCIA E A ININTELIGIBILIDADE DA JUVENTUDE HODIERNA DE COMPREENDER UMA SIMPLES RETÓRICA E CONSEGUIR ELABORAR UMA CONTRA ARGUMENTAÇÃO VÁLIDA, MINIMAMENTE OBJETIVA, DENTRO DAS REGRAS DE LINGUÍSTICA, SEM AS JÁ BATIDAS CONOTAÇÕES E ARQUÉTIPOS PRÉ-ESTABELECIDOS, SEM ADJETIVAÇÕES AO OPOSITOR, E PRINCIPALMENTE, COM LÓGICA E CLAREZA.
A FORMA TEXTUAL COM A QUAL ESTES PUPILOS DO ÓCIO E DO MAU GOSTO SE EXPRESSAM É PARADOXAL, ILÓGICA E ESCRAVIZADA EM REPETIÇÕES PARAGRAFAIS ANACRÔNICAS - A HABITUAL MANEIRA MECÂNICA DE SE PENSAR SOB A TUTELA DA DOUTRINAÇÃO, DA SANDICE E DA INÉPCIA DO MODUS OPERANDI VIGENTE.

ESTE EXÉRCITO NÃO PÁRA DE CRESCER, POIS A CADA DIA CONSEGUE CONVERTER OS JÁ RAROS CIDADÃOS COM FIBRA MORAL - EXTREMAMENTE DESGASTADOS ANTE O STATUS QUO APELATIVO, INEBRIANTE E LUDIBRIADOR - COMO TAMBÉM INICIA NOVOS ADEPTOS À LAMA DE SUAS OSTENTAÇÕES. TODOS SABEM QUE NOSSA BASE EDUCACIONAL SE DÁ POR EXEMPLOS, FAC SÍMILE (FAZ IGUAL). PORTANTO, O EXEMPLO PASSADO ÀS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS É O LEMA POPULAR: “O CRIME COMPENSA”.

OS PILARES CULTURAIS CONTEMPORÂNEOS, INCULTOS E PRAGMÁTICOS MILITANTES CALCULISTAS, E SUAS RESPECTIVAS PRODUÇÕES INFÉRTEIS, REACIONÁRIAS, ANTIVANGUARDISTAS, INFETAS E FUNAMBULESCAS E DE TEOR ESTILÍSTICO HETERÓCLITO, SÃO CULTUADOS COMO SE DEJEÇÃO SINONIMIZASSE COM GENIALIDADE.  ENFIM, UM COLOSSAL ABISMO IDEOLÓGICO. LOBOTOMIA E PROSELITISMO INTERMINÁVEIS. DOUTRINAÇÃO AVASSALADORA.

ANTE A ÍNDOLE DE TODO ESTE MAL PERSONIFICADO E, TAL QUAL UM CÂNCER, ESPALHADO E ENRAIZADO EM TODOS OS NÍVEIS SOCIAIS E CULTURAIS, A MORAL SE ESVAI. A CALAMITOSA, DESESPERADORA E PROPOSITADA DECADÊNCIA MORAL DO BRASIL JÁ NÃO MAIS É UM ASSUNTO ANTROPOLÓGICO OU SOCIOLÓGICO – É PRAGMÁTICO E VIVIDO NA PELE DIA-A-DIA.

SOMENTE A EDUCAÇÃO E OS BONS EXEMPLOS PODEM NOS SALVAR, MAS ESTES PARECEM JÁ NÃO EXISTIR.
NÃO SEM PESAR, ENCARO O FÚNEBRE MOMENTO E INICIO O LUTO.
A LUTA, NÃO MAIS.
O LUTO.

RENATO CRESPPO
Bellaria Igea-Marina, 22 de Maio de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário